Consumidor está indo com mais frequência aos pontos de compra.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo
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A inflação mais contida, que atingiu 3,16% nos 12 meses encerrados em junho, não deve mudar os hábitos de compras e de consumo das famílias. Um fator que dificulta esta mudança é a elevada inadimplência, destaca Rafael Kröger Couto, diretor de análises avançadas da Kantar, empresa especializada em pesquisas de mercado.

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Segundo a Serasa Experian, são 71,45 milhões de inadimplentes, o equivalente a 43,78% da população brasileira.

Couto avalia que o consumidor deve continuar com as compras mais fragmentadas, visitar mais pontos de vendas e procurar marcas mais baratas. Neste sentido, as empresas estão investindo em embalagens menores para não perder participação de mercado. “Às vezes as pessoas não abrem mão de marcas”, diz.

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Mesmo com o bolso mais apertado, o consumo fora do lar vem se recuperando. “As pessoas estão um pouco mais indulgentes consigo mesmas e vêm buscando novas experiências”, afirma Couto.

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