Ouça este conteúdo
A partir da próxima segunda-feira (7), brasileiros e empresas que têm valores "esquecidos" em contas bancárias encerradas poderão consultar seus saldos e pedir o resgate do dinheiro. As datas e horários são informados no momento que o cidadão verifica, em um site dedicado do Sistema Valores a Receber do Banco Central (link), se tem saldo a receber ou não. Até sexta-feira (25), 25,9 milhões de pessoas e 253 mil empresas que acessaram o sistema foram informadas que tinham valores a receber.
As datas estão sendo agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou criação da empresa. Para os nascidos antes de 1968, o período de consulta e resgate pode variar de 7 a 11 de março; para os que nasceram entre 1968 e 1983, de 14 a 18 de março; e para os que nasceram depois de 1983, de 21 a 25 de março. O Banco Central informa ainda que é preciso ficar atento ao horário de agendamento informado, que pode ser das 4h às 14h ou de 14h às 24h.
O dinheiro a ser devolvido aos donos pode ter uma série de origens: contas corrente ou poupança que tenham sido encerradas ainda com saldo disponível, tarifas cobradas indevidamente, cotas de capital e sobras de cooperativas de crédito ou valores referentes a grupos de consórcios finalizados e que não tenham sido procurados.
Passo-a-passo para consultar e resgatar os valores
Para a consulta do saldo e resgate, o cidadão deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados. Se ainda não souber sua data e período, deve visitar o mesmo site e verificar o quanto antes, sem que seja necessário esperar o dia 7. Também é preciso ter, de antemão, uma conta gov.br, nível prata ou ouro (os níveis da conta refletem a forma como ela é criada ou validada; saiba a diferença).
Após aceitar o termo de responsabilidade exigido pela plataforma, será possível consultar o valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro; e informações adicionais, quando for o caso. Para o resgate, as opções podem variar.
De acordo com o Banco Central, a opção "Solicitar por aqui" significa que a instituição bancária oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Para isso é preciso selecionar uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
"Solicitar via instituição" significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis. Nesse caso, é preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com o banco a forma de devolução do valor.