Digitar um código para desbloquear o smartphone e acessar aplicativos parece já ser coisa do passado. Pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box - Senhas e biometria no Brasil” aponta que a proporção de brasileiros que possui smartphone com leitor biométrico subiu de 38% em 2018 para 45% este ano — crescimento justificado pelo maior acesso da população ao mercado de telefonia móvel e melhor qualidade dos aparelhos de entrada.
O estudo, divulgado nesta segunda-feira (25), no seminário Mobi-ID, em São Paulo, mostrou também os usuários consideram a leitura de digital o meio mais fácil e confortável de autenticação em smartphones. As senhas seguem em segundo lugar, com 34% da preferência dos usuários. No ano passado, o índice era de 45%. “Estamos sendo bombardeados por uma série de serviços. Por isso, houve um aumento na adesão por autenticação digital. É mais ágil e seguro”, explicou Felipe Schepers, cofundador da Opinion Box.
A empresa de pesquisa entrevistou 2.297 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone entre 23 de outubro e 1º de novembro de 2019. O grau de confiança é de 95%