Empresários paranaenses interessados na importação de máquinas podem utilizar agora uma nova linha de financiamento oferecida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A instituição financia até 100% do equipamento, com prazo para pagamento de quatro anos e até seis meses de carência.

CARREGANDO :)

A linha de crédito, denominada Programa de Financiamento à Modernização Tecnológica das Empresas da Região Sul (Finimp), apresenta uma vantagem: no momento da aquisição, o valor é convertido da moeda estrangeira para o real, evitando que as parcelas sofram impacto das variações cambiais.

Carlos Marés, diretor-presidente do BRDE diz considerar o programa um diferencial nas operações que o banco realiza. Segundo ele, a novidade atende uma antiga reivindicação do setor produtivo, em especial no segmento coureiro-calçadista. "Não se trata apenas de um programa para financiar a importação. Ele pretente estimular a vinda de novas tecnologias para a Região Sul", diz.

Publicidade

O acesso ao crédito se concretiza quando o comprador apresenta o atestado de não-similaridade aos produtos nacionais, conferido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couro, Calçados e Afins (Abramec), ou comprovação de que esteja entre os itens isentos do pagamento de imposto de importação.