Agricultor cooperado da Cocamar na região de Maringá| Foto: Hugo Harada/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Um levantamento da safra de grãos 2020/21 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (10) mostra que o Brasil deverá alcançar a produção de 268,9 milhões de toneladas de alimentos. O valor representa 11,9 milhões de toneladas ou 4,6 % a mais do que a temporada de 2019/2020. O resultado é um novo recorde na safra, segundo a Conab.

A nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra. Outro fator que contribui para o recorde é o aumento na área plantada. Este ano, a previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares, 1,8% a mais que na safra passada. Isso faz com que a área plantada também seja recorde.

Para a soja, a expectativa de venda para o mercado externo está em torno de 82,7 milhões de toneladas para este ano, sendo que já foram exportados no período de janeiro a outubro 81,4 milhões de toneladas. Para o próximo ano, são esperadas cerca de 85 milhões de toneladas, o que representaria aumento de 2,78%.

Publicidade