Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Subavaliação

Ações da Eletrobras caem com suposto erro de cálculo no valor de privatização da estatal

Erro de cálculo poderia inviabilizar venda da estatal, aponta veículo. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

As ações preferenciais da Eletrobras caíram 3,1% no pregão desta quarta-feira (2) em reação à notícia veiculada pelo jornal "Valor Econômico" de que um suposto erro de cálculo de outorga poderia inviabilizar a privatização da empresa. Na manhã desta quinta-feira (3), as ações estão subindo pouco mais de 1%. As ações ordinárias, por sua vez, caíram 2,14% na quarta e agora operam com alta de 0,6%.

De acordo com o veículo, o gabinete do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), teria identificado um erro metodológico nos estudos técnicos referentes à privatização da Eletrobras, apontando para uma subavaliação "expressiva" no valor da outorga, definido em R$ 23 bilhões. Os estudos e a modelagem da operação de capitalização são liderados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com a correção - que deve ser apontada pelo ministro Vital do Rêgo até o início de março - o valor a ser pago ao governo pelos novos donos da empresa subiria consideravelmente, podendo, inclusive, inviabilizar a venda, na visão de alguns especialistas.

Segundo apurou o "Valor", a notícia teria sido recebida com "irritação" no Ministério da Economia, que teria apontado, ainda, ação política para tumultuar a venda da estatal.

Em dezembro, o tribunal adiou pela segunda vez a decisão sobre o processo de privatização. O aval do TCU é essencial para reduzir chances de judicialização do processo de venda. Ele também dá segurança jurídica aos interessados. A operação de capitalização só poderá ser realizada após o aval final do órgão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.