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Senado

Acordo entre governo e oposição em novo marco legal garante projetos de ferrovias já anunciados

Senado aprovou nesta terça-feira (5) o novo marco legal das ferrovias. (Foto: Jose Fernando Ogura/AENPR)

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A versão do projeto de lei 261/2018, do novo marco legal de ferrovias, aprovada pelo Senado na terça-feira (5) deve preservar os 14 projetos do setor anunciados pelo Ministério da Infraestrutura nas últimas semanas e que estavam sob risco de serem inviabilizados. Um acordo de última hora construído entre governo e oposição permitiu mudanças no texto diretamente no plenário, mantendo em grande parte as regras vigentes desde a publicação da medida provisória (MP) 1.065/2021.

A redação anterior da proposta, que deve substituir a MP, continha diferenças que, segundo o setor, poderiam encarecer ou até mesmo inviabilizar os projetos já apresentados, que têm estimados R$ 80 bilhões em investimentos privados. Uma das principais modificações feitas no texto foi a retirada do instrumento chamado de “concurso aberto”, que abria uma reserva de capacidade de ferrovias autorizadas para utilização de outros operadores.

Foi incluído dispositivo que permite o acesso de terceiros a malhas de outra titularidade, por meio do chamado “direito de passagem”, porém apenas para os empreendimentos concedidos, não para as construções sob o novo regime de autorização.

Em relação à preferência que concessionárias terão, por cinco anos, de obter autorização para novas ferrovias localizadas em sua área de influência, houve acordo para excetuar os projetos solicitados até a publicação da lei.

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