Reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é um dos incluídos no plano de contingência.| Foto: Divulgação/Companhia Hidrelétrica do São Francisco
Ouça este conteúdo

A diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou nesta segunda-feira (18) um plano de contingência para recuperar os principais reservatórios de água do país. A medida pretende aproveitar o período chuvoso (de dezembro a abril) para garantir que os níveis de água possam ser recompostos para os próximos anos. A escassez de chuvas provoca redução significativa da reservação desde 2020.

O plano traçado pela ANA define vazões máximas que devem ser praticadas durante o período chuvoso nos reservatórios de Serra da Mesa, Três Marias, Sobradinho, Emborcação, Itumbiara, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Jupiá e Porto Primavera. Isso significa restrição no volume de água que é liberado para o rio adiante. Outras barragens ainda poderão ser incluídas na medida de contingência.

Segundo a Agência de Águas, as regras serão comunicadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que sejam adotadas no Sistema Interligado Nacional (SIN). As informações são da Agência Brasil.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]