A Agência Internacional de Energia (AIE) sugeriu a redução do limite de velocidade nas rodovias em, pelo menos, 10 km/h e a adoção do trabalho remoto para ao menos três dias na semana, sempre que possível, para estimular a economia de petróleo e evitar problemas de abastecimento causados pela redução da oferta. Em uma série de propostas publicadas nesta sexta-feira (18) para reduzir o consumo de combustíveis diante da crise provocada pela invasão russa da Ucrânia, a AIE calcula que se as medidas fossem aplicadas em países desenvolvidos em até quatro meses, a economia de petróleo seria o equivalente a 2,7 milhões de barris por dia.
Entre as dicas lançadas pela entidade está também a decretação de dias livres de carros aos domingos nas cidades, barateamento do transporte público, incentivo para que as pessoas se desloquem a pé ou de bicicleta ou adoção de tráfego alternativo de carros nas vias urbanas. Ela também sugere a prática de compartilhamento de carros, a promoção de uma condução mais eficiente para caminhoneiros ou entregadores, fazer mais uso de trens de alta velocidade e trens noturnos em vez do carro, proibir viagens de avião quando houver outras alternativas ou acelerar a renovação da frota para veículos elétricos ou que sejam mais econômicos.
O diretor-executivo da agência, Fatih Birol, alertou em comunicado que, diante do ataque da Rússia à Ucrânia, “o mundo pode ter que enfrentar seu maior choque de oferta de petróleo em décadas com enormes implicações para nossas economias e nossas sociedades.”