O governo avalia que a recuperação da produção industrial sinaliza boa perspectiva para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre e para o fechamento deste ano. Segundo o IBGE, a produção industrial cresceu 2,6% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. Foi a quinta alta mensal consecutiva, compensando a queda de 27,1% acumulada entre março e abril, devido à pandemia.
"Assim, confirma-se que a economia apresenta recuperação em 'V' e a atividade industrial no país já se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro/2020", diz a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, em nota informativa divulgada nesta quinta-feira (4). Em setembro, os destaques foram os bens duráveis, com alta de 10,7%, e bens de capital (7,0%), ambos ante o mês anterior.
Ainda segundo a SPE, a retomada da indústria sinaliza boa perspectiva para o PIB nesses últimos meses do ano. "Os resultados dos indicadores antecedentes e os coincidentes mostram a recuperação consistente da economia e o acerto das medidas governamentais adotadas para mitigar os efeitos da pandemia. Nota-se melhora na confiança de empresários e consumidores, aumento gradativo da capacidade instalada, maior uso de insumos e ampliação da produção. Isso resulta na dinamização do ambiente econômico, permitindo geração de novos postos de trabalho e contribuindo para conter o desemprego", diz a secretaria em nota.