Operação da Starlink, constelação de satélites da Space X, no país está permitida até 2027.| Foto: Alejandro García/EFE
Ouça este conteúdo

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (28) o direito de exploração ao sistema de satélites não geoestacionários Starlink, da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk. A operação no país está permitida até 28 de março de 2027.

De acordo com a própria Anatel, a SpaceX pretende colocar sua constelação de 4.408 satélites de baixa órbita em operação para o provimento de acesso à internet em banda larga para clientes distribuídos em todo o território brasileiro. Para o conselheiro da reguladora, Emmanoel Capelo, o serviço "certamente será bastante oportuno para escolas, hospitais e outros estabelecimentos localizados em regiões rurais ou remotas”.

A atuação da Starlink no país é de interesse do governo federal, conforme demonstrado no mês de novembro por visita do ministro das Comunicações, Fábio Faria, a uma alta executiva da companhia e a Musk nos EUA. Na ocasião, Faria afirmou que as agendas tinham relação com tratativas para levar internet às escolas rurais do país e monitorar a Amazônia por meio da tecnologia SpaceX/Starlink.

Publicidade

O colegiado da Anatel também conferiu direito de exploração e de uso de radiofrequências para o sistema de satélites não geoestacionários à empresa Swarm Technologies Inc até 7 de setembro de 2035. A companhia pretende prover serviços de transmissão bidirecional de dados para telemetria e telecomando orientados a aplicações da Internet das Coisas (IoT). Para isso, deve colocar em operação constelação formada por 150 satélites.

Em seu voto, Campelo destacou que “as novas constelações de satélites [...] já contam com promessas de ampliações desses quantitativos”, mas ficou estabelecido em deliberação que qualquer alteração nas quantidades de satélites dos sistemas não geoestacionários exigirá nova autorização por parte da agência.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]