juro energia
Energia é um dos fatores que mantém a inflação pressionada.| Foto: Analogicus/Pixabay

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (7) o reajuste das tarifas de energia elétrica nos estados de Rondônia e do Acre. Os novos valores entram em vigor já na próxima segunda-feira (13). "Vale ressaltar que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas colaborou para amenizar o impacto do reajuste", diz a Aneel em nota. Ainda de acordo com o órgão, dos componentes que mais impactaram o processo tarifário, destacam-se os encargos setoriais e atividades relacionadas à distribuição e compra de energia.

Em Rondônia, o reajuste deve atingir aproximadamente 675 mil consumidores atendidos pela companhia Energisa. No caso dos consumidores de baixa tensão (residencial), o reajuste médio será de 6,95% e os de alta tensão (comercial e industrial), 6,85%. O efeito médio para o consumidor será de 6,93%.

No Acre, também atendido pela Energisa, o reajuste deverá ser ainda maior. As 280 mil unidades consumidoras do estado atendidas pela distribuidora terão um reajuste médio de 9,9%. Para os consumidores de baixa tensão o aumento será de 10,36% e de alta tensão, 7,65%.