O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (21) a B2W Companhia Digital, empresa responsável pelos sites das Americanas e Submarino, para pedir explicações sobre o problema que causou a suspensão do acesso. No domingo (20), os dois sites saíram do ar. Desde então, tanto Americanas quanto Submarino anunciaram que suspenderam parte dos provedores "proativamente" enquanto trabalham para restabelecer o e-commerce "com segurança o mais rápido possível".
A B2W deverá informar como os consumidores afetados poderão exercer seus direitos e comprovar quais medidas serão adotadas para garantir a segurança de dados pessoais. O Procon-SP questiona ainda as empresas sobre a previsão de regularização; providências e procedimentos de segurança implementados; e medidas tomadas para mitigar possíveis danos decorrentes do ataque noticiado, informou o UOL.
Além disso, o Procon-SP pede explicações sobre que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; se o ataque afetou o banco de dados da empresa e que tipo de informações foram afetadas. Segundo relatos no Downdetector, a instabilidade atingiu o site na internet, o aplicativo móvel e o sistema de login das empresas.