A atividade econômica caiu quase 1% em janeiro, segundo indicador calculado pelo Banco Central. De acordo com a instituição, o IBC-Br recuou 0,99% em comparação com dezembro de 2021, já feitos os ajustes sazonais.
O resultado veio bem abaixo das expectativas. As medianas das projeções de analistas consultados pelas agências Bloomberg, Reuters, ValorData e Reuters apontavam para quedas de 0,17%, 0,2% e 0,25%, respectivamente.
Na comparação com janeiro de 2021, o IBC-Br ficou praticamente estável, com alta de 0,01%. No acumulado de 12 meses, a atividade econômica avançou 4,73%.
O indicador é visto por economistas como uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), embora os resultados de um e outro possam ser diferentes.
As projeções para o crescimento do PIB deste ano têm sido revisadas. A mediana das expectativas do mercado financeiro, mais pessimista, subiu por duas semanas seguidas e chegou a 0,49%. O governo federal está mais otimista, mas nesta quinta reduziu sua projeção de 2,1% para 1,5%.