Ouça este conteúdo
O gigante de telecomunicações americano AT&T negocia um acordo para combinar a WarnerMedia (dona dos canais CNN, HBO, TNT e do estúdio de cinema Warner Bros.) com o grupo Discovery, do qual fazem parte os canais de televisão por assinatura Discovery Channel, Science, TLC, Food Network, entre outros. A informação foi revelada no domingo (16) pelos jornais Financial Times e Wall Street Journal.
O negócio deve ser tornado público nesta segunda-feira (17) ou nos próximos dias, de acordo com a informação publicada pelos veículos. Se confirmado, o acordo entre os dois gigantes pode criar um novo grupo de mídia avaliado em cerca de US$ 150 bilhões.
A WarnerMedia é a empresa formada depois da aquisição da Time Warner pela AT&T em 2016, em um negócio de US$ 86 bilhões - ou US$ 90 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. A fusão, que foi aprovada pelas agências reguladoras em 2018, foi um dos negócios mais valiosos realizados nos últimos anos. Ele levou anos para ser aprovado porque a AT&T também é dona da empresa de TV por assinatura DirecTV.
Se confirmada, a combinação da WarnerMedia com o grupo Discovery reforçaria os negócios das duas companhias no momento em que as emissoras buscam investir no modelo de streaming, para fazer frente aos serviços de vídeo online como a Netflix, que tem hoje 208 milhões de assinantes.
Os detalhes do acordo entre as companhias não são conhecidos, mas a AT&T deve ter a maior participação e controle no capital da nova empresa combinada, segundo informações do jornal Financial Times.
Já o grupo Discovery, que tem um valor de mercado de US$ 24 bilhões, tem uma extensa lista de documentários e produções de TV por assinatura, acumulada desde a fundação da empresa em 1985.