Governo já autorizou construção de 9,6 mil quilômetros de novas ferrovias pela iniciativa privada| Foto: Ricardo Botelho/Ministério da Infraestrutura
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Com a concessão, nesta quarta-feira (26), de cinco novas autorizações para construção de ferrovias, o investimento privado contratado para ampliar a malha ferroviária nacional já soma R$ 131,7 bilhões, segundo o Ministério da Infraestrutura. São 32 contratos já autorizados pelo governo federal, que somam 9.606,7 quilômetros de novos trilhos, que cruzarão 15 unidades federativas.

As mais recentes autorizações foram concedidas às empresas Rumo, VLI e Petrocity, que executarão as obras para construção de novas estradas de ferro com recursos 100% privados, conforme prevê o novo marco legal das ferrovias, em vigor desde o ano passado.

Ao todo, já foram recebidos 95 pedidos para implantação de novos ramais à malha ferroviária nacional, segundo o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. “Caso todos os 95 pedidos que recebemos venham a ser liberados, estamos falando em R$ 295 bilhões em investimentos e 23.172 quilômetros de novos trilhos. É mais de 36 vezes o orçamento discricionário do ministério como um todo, e mais do que temos hoje em ferrovias operacionais no país”, disse.

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Na segunda-feira (24), um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) regulamentou os processos administrativos de requerimento para exploração no setor em regime privado e de chamamento público de interessados na exploração indireta de ferrovias federais não implantadas, ociosas, em malhas ferroviárias com contrato de outorga em vigor ou em processo de devolução ou desativação.