O Ministério da Cidadania editou nesta quarta-feira (20) portaria que regulamenta o Auxílio Brasil de R$ 600. O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) prevê o pagamento do benefício de agosto a dezembro deste ano. Os beneficiários devem receber "na data prevista no calendário de pagamentos do programa". As datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.
No entanto, o governo espera fazer os pagamento do benefício na primeira quinzena de agosto, a partir do dia 9. Além de garantir o valor adicional para o Auxílio Brasil, a portaria descreve o cálculo do novo valor do vale-gás.
Este benefício corresponderá “a um valor complementar na ordem de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilogramas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores”.
A portaria, no entanto, estabelece um “adicional extraordinário” de igual valor. “Com isso, o Auxílio Gás, pago a cada dois meses, terá o valor de 100% de um botijão de gás para o público beneficiário e será repassado nos meses de agosto, outubro e dezembro”, informou o Ministério da Cidadania. Com informações da Agência Brasil.