O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (7) manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Este índice está em vigor desde agosto. O resultado já era esperado pelo mercado financeiro. Nas últimas semanas, a projeção do boletim Focus, do BC, para a Selic no fim do próximo ano aumentou e passou de 11,25% para 11,75%.
"O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024", disse o Copom, em nota.
Para o comitê, a "conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal, requer serenidade na avaliação dos riscos". O Copom afirma que vai acompanhar "com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva".