Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crédito

Bancos lançam sistema para conter assédio para crédito consignado

Entre os bancos que concordaram com as medidas estão Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Pan, Safra e Santander (Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo)

Os bancos anunciaram nesta terça-feira, 24, a criação de um sistema de autorregulação de crédito consignado, com desconto em folha de pagamentos, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2020. O movimento, proposto pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), já conta com a adesão de 23 instituições que ofertam o produto. Juntas, elas representam 97,88% do volume da carteira de crédito consignado de bancos em todo o país.

O novo sistema de autorregulação mira três objetivos principais. O primeiro deles é formar uma base de dados para monitorar reclamações sobre oferta inadequada do produto. O segundo é estabelecer medidas voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes.

A última medida envolve a criação de um sistema de bloqueio de ligações à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas de crédito consignado. Espera-se que a medida desestimule o assédio de instituições financeiras interessadas em oferecer, por meio de ligações telefônicas, crédito consignado a aposentados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.