O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta segunda-feira (13) que não haverá reajuste para os servidores neste ano. O mandatário, entretanto, disse que avalia conceder um aumento no vale-alimentação. “Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor. Nós estamos tentando agora, tem que vencer a legislação eleitoral, dobrar, no mínimo, o valor do auxílio alimentação”, afirmou Bolsonaro a jornalistas na frente do Palácio do Planalto.
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo não iria conceder o aumento ao funcionalismo. "O governo federal não conseguiu dar aumento de salários, mas reduziu impostos para 200 milhões de brasileiros, ao invés de ajudar só o funcionalismo, que ajudou nessa guerra. Logo ali na frente, vai ter aumento para todo mundo, vamos fazer reforma administrativa. Mas agora está em guerra também", disse Guedes.
Bolsonaro disse que um eventual aumento do vale-alimentação ainda está em discussão e precisa de um parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). “Isso daqui eu tenho que vencer aqui a PGFN, o governo tem que dar um parecer. Eu não posso dar uma canetada e por decreto mandar um projeto para o Congresso do nada. Eu tenho que estar amparado”, ressaltou.