Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta quinta-feira (21) a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O mandatário não compareceu à 60ª cúpula de líderes do bloco, mas enviou um pronunciamento em vídeo com cerca de 5 minutos. A reunião foi realizada nesta quinta na cidade de Luque, no Paraguai. Os presidentes Mario Abdo (Paraguai), Alberto Fernández (Argentina) e Luis Lacalle Pou (Uruguai) participaram presencialmente do encontro.
“Defendemos a redução da Tarifa Externa Comum, o que dará uma importante contribuição no combate à inflação. Também temos conferido prioridade às negociações com grandes parceiros comerciais do Mercosul. O mundo de hoje precisa de mais comércios e investimentos”, disse Bolsonaro.
O presidente também citou iniciativas para conter a alta no preço dos combustíveis no Brasil. “Estamos trabalhando para combater internamente as causas das pressões sobre os preços dos combustíveis e da energia, que nos últimos meses vinha afetando o poder de compra do povo brasileiro”, afirmou. “Temos assegurado o suprimento de fertilizantes para nossa agricultura que é fundamental para a segurança alimentar de parte do mundo”, completou.