O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (30) que o "grande problema" para não conceder um reajuste maior aos policiais rodoviários federais são os "outros servidores". Diversas categorias do funcionalismo federal se mobilizam por aumento salarial e reestruturação de carreiras. "Digo a vocês publicamente, PRF, o grande problema não é o nosso lado, são colegas, outros servidores, que não admitem reestruturar vocês sem dar aumento até abusivos para o outro lado", disse o presidente. As declarações foram dadas na manhã desta segunda no Recife.

Bolsonaro avaliava a possibilidade de dar um aumento específico para as forças de segurança federais, como Polícia Federal, PRF e para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Entretanto, o governo enfrenta resistência de outras categorias. Na semana passada, Bolsonaro reforçou que a "tendência" é conceder um reajuste linear de 5% para todos os servidores. Além disso, ele citou que precisa respeitar o teto de gastos.

"Pessoal da PRF, somos o primeiro governo que tem teto de gasto. Eu não posso dar um aumento para a PRF, para a PF, pra Receita, pra quem quer que seja, sem exigir uma dotação orçamentária para tal. Nós somos escravos da lei, não vamos buscar alternativas, subterfúgios, e incorrer em crime de responsabilidade para atender quem quer que seja", afirmou.