O presidente Jair Bolsonaro nomeou o economista Bruno Funchal como secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, exonerando do cargo Waldery Rodrigues. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11). As mudanças na Economia foram feitas após embates entre a equipe de Guedes e o Legislativo e outras áreas do governo durante o processo de votação do Orçamento de 2021.
No fim de abril, Paulo Guedes admitiu que a decisão seguia o "desgaste natural" sofrido por secretários que tiveram de atuar "na defesa" e precisaram com frequência dizer "não" a diversos pedidos.
Outras mudanças foram oficializadas. Rodrigues foi nomeado assessor especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia. Para o cargo de secretário do Tesouro, que era ocupado por Funchal, foi nomeado Jeferson Bittencourt, que assessorava a Pasta na articulação com o Congresso. Também foi exonerado o secretário de Orçamento Federal, George Soares, cargo que será ocupado por Ariosto Antunes Culau, também nomeado hoje. Ele é servidor de carreira e já foi secretário-executivo-adjunto da Fazenda no governo Michel Temer.