Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Renúncia fiscal

Bolsonaro sanciona prorrogação de desoneração de folha de pagamento

indústria
Medida sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro mantém desoneração para 17 setores da economia, entre eles a indústria automotiva. (Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Ouça este conteúdo

Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (31) a lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam na economia até 31 de dezembro de 2023. Originalmente, a desoneração expiraria no dia 1º de janeiro, mas o setor produtivo pediu a extensão por mais dois anos e pressionou o Congresso, além de obter o apoio presidencial para a sanção da medida. O texto foi publicado na última edição do Diário Oficial da União (DOU) de 2021.

Com isso, as empresas dos setores listados poderão continuar a substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, que pode variar de 1% a 4,5%. Isso gera anualmente uma renúncia de receitas de cerca de R$ 9 bilhões ao ano.

Os setores beneficiados com a medida incluem empresas de construção civil e obras de infraestrutura, couro, confecções e vestuário, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação e comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo, transporte rodoviário de cargas, entre outros.

A sanção foi feita sem a previsão de medida que compense a perda de receitas no Orçamento. O Palácio do Planalto atribuiu isso a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), que viabilizou que a desoneração fosse estendida sem a necessidade de uma compensação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.