Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

Bolsonaro vai apoiar PEC que proíbe União de criar despesas para municípios, diz CNM

Representantes da CNM foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Divulgação/CNM.)

Ouça este conteúdo

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Zukowski, afirmou nesta terça-feira (5) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se comprometeu a apoiar a aprovação da PEC que proíbe a União de criar novas despesas para estados e municípios sem indicação da fonte orçamentária. A proposta já foi aprovada no Senado e na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

A CMN reuniu nesta terça 930 representantes de prefeituras em Brasília para pressionar o Congresso, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) contra as medidas que devem reduzir as receitas e aumentar os gastos das administrações municipais, informou o Estadão. A confederação batizou as iniciativas já aprovadas de “pauta grave dos três Poderes” e estimou o custo imediato das iniciativas em R$ 73 bilhões por ano.

“Isso foi determinado por ele [Bolsonaro]. Até o final da tarde vamos fechar, está praticamente acertado. Aí estancaria essa sangria que está sendo criada de despesa nova para nós”, disse o presidente da CNM. Antes da reunião com Bolsonaro, os representantes da CNM estiveram com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nesta quarta-feira (6), integrantes da confederação devem se reunir com a presidente interina do Supremo, ministra Rosa Weber.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros