
Ouça este conteúdo
O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o sétimo país do mundo com o mais alto desenvolvimento em governo digital. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias mundiais. Nas Américas, o Brasil é o primeiro do ranking, acima de outros países como Estados Unidos e Canadá. Dentre os dez primeiros colocados, é o único que possui mais de 100 milhões de habitantes.
Atualmente a plataforma GOV.BR, ambiente que hospeda milhares de serviços digitais oferecidos pelo governo federal, possui 115 milhões de usuários, mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019 o número de inscritos era de apenas 1,8 milhão. “Esse resultado deve-se ao nosso foco no GOV.BR, ao empenho de todos no combate à burocracia, à modernização da Administração Pública e à transformação digital do Estado”, afirmou o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
Dentre os destaques em soluções digitais de impacto massivo desenvolvidas pelo Brasil estão o auxílio emergencial, Meu INSS, seguro desemprego e seguro desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o PIX.



