Os bancos BTG Pactual/Pan, C6 Bank e BMG lideram o ranking de reclamações de clientes no levantamento divulgado pelo Banco Central (BC) referente ao terceiro semestre deste ano. O BC divulgou nesta quinta-feira (20) a lista que mostra as 15 maiores instituições levando em conta o número de clientes.
Na primeira colocação do ranking, o BTG Pactual/Pan acumulou um índice de reclamações de 76,14, com 1.559 reclamações procedentes. Já o C6 Bank atingiu índice 50,18, com 1.070 reclamações procedentes, ficando na segunda colocação. Em terceiro, o BMG registrou índice de 46,87, com 542 reclamações procedentes.
Confira a lista completa: 1º - BTG Pactual/Pan; 2º - C6 Bank; 3º - BMG; 4º - Inter (36,81); 5º - Santander (28,54); 6º - Bradesco (25,18); 7º - Mercado Crédito (22,21); 8º - Votorantim (20,82); 9º - PagBank/PagSeguro (19,73); 10º - Original (17,35); 11º - Caixa Econômica Federal (17,19); 12º - Neon (15,59); 13º - Itaú (14,40); 14º - Banco do Brasil (12,64); e 15º - Nubank (9,76).
As três reclamações mais frequentes no terceiro trimestre de 2022 foram: "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito" (2.117); "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito" (1.199); e "oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada" (950).
O ranking é divulgado trimestralmente, é possível conferir todos os dados no site do BC. O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Com isso, quanto maior o índice registrado, pior a classificação.