A Caixa Econômica Federal anunciou cortes nas taxas de juros de suas principais linhas de crédito, com reduções que valem a partir de quinta-feira (1º), tanto para empresas como para as famílias. No cheque especial para pessoa física, a redução imediata nos juros é de 26%, com a taxa máxima indo dos então praticados 13,45% ao mês para 9,99% ao mês. Para pessoas jurídicas, a redução imediata no cheque especial é de 33%, caindo de 14,95% ao mês para os mesmos 9,99%.
Além disso, a partir do dia 19 de agosto, o banco disponibilizará um novo pacote de produtos, chamado "Caixa Sim", que promete taxas ainda menores para os correntistas. No caso do cheque especial para famílias, a redução na taxa alcançará 33%, para 8,99% ao mês. Para empresas, a redução nessa linha será de 40%, também para 8,99% ao mês.
O corte horizontal também alcança o crédito pessoal e capital de giro. No primeiro caso, haverá uma redução de até 21% nas taxas cobradas, que variam conforme o perfil do cliente. Atualmente o piso cobrado é de 4,99% ao mês, e passará a ser de 2,29% ao mês. Para empresas, haverá redução de 11% nas taxas de capital de giro em operações com aval de sócios (a partir de 1,69% ao mês) e de 13% nas de capital de giro com aval de sócios mais imóvel ou aplicação financeira (a partir de 0,99% ao mês ou 0,95% ao mês, respectivamente).