A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou que o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil estará disponível na instituição a partir da segunda quinzena de outubro.| Foto:
Ouça este conteúdo

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou nesta terça-feira (4), durante coletiva, que o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil estará disponível na instituição a partir da segunda quinzena de outubro. O pagamento será antecipado em uma semana neste mês.

Segundo a executiva, o juro será menor do que o teto de 3,5% estabelecido pelo governo federal. Marques afirmou ainda que o banco não pretende estimular o endividamento das famílias e que o consignado deverá estimular que os beneficiários invistam no próprio negócio ou na troca de dívidas com juros maiores por outra, com taxas mais atraentes.

Pesquisas internas da Caixa apontam que quase 70% dos beneficiários do Auxílio Brasil são trabalhadores informais ou possuem alguma atividade autônoma e pretendem acessar os recursos para comprar produtos para vender ou investir no seu negócio, como carrinho de cachorro quente, pipoca ou ainda quitar dívidas. Marques lembrou que grande parte das beneficiárias são mulheres.

Publicidade

“A Caixa abraçou a causa das mulheres. Então estamos com uma estratégia de relacionamento focada em mulheres, principalmente nas beneficiárias do Auxílio Brasil. Hoje na estrutura do programa qualquer mulher pode abrir sua microempresa individual e se formalizar, uma boleira, uma manicure, pessoa que trabalha em construção civil, uma professora de ginástica, sem perder a assistência", afirmou Marques.

"Então isso é o governo federal de mãos dadas para que a pessoa não apenas receba no momento que mais precisa, mas crie asas para voar. A Caixa está com uma ação focada na formalização e no apoio ao empreendedorismo feminino”, disse.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]