Ouça este conteúdo
A Caixa Econômica Federal suspendeu novos empréstimos do consignado do Auxílio Brasil até o dia 14 deste mês. O banco informou que a Dataprev fará o processamento da folha de pagamento neste período. As operações já tinham sido suspensas no dia 1º de novembro.
"A Caixa informa que, durante o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania, a partir de 19h do dia 01/11/2022 até as 7h do dia 14/11/2022, o Consignado Auxílio não estará disponível para contratação", disse a Caixa, em nota, informou o jornal O Globo.
O empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado no dia 11 de outubro pela Caixa. Em poucos dias de operação, o banco estatal liberou R$ 1,8 bilhão para 700 mil pessoas. No fim de outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que a Caixa suspendesse a concessão do consignado até que a Corte de contas terminasse de analisar a regularidade da iniciativa.
O pedido de suspensão da operação foi protocolado pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado. Para o subprocurador, existe possível “desvio de finalidade” e uso “meramente eleitoral” da iniciativa.