Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Serviços de ativos virtuais

Câmara aprova projeto que regulamenta operações com criptomoedas

Criptomoedas
Criptomoedas. Imagem ilustrativa. (Foto: Pixabay.)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) o projeto que prevê a regulamentação, por órgão do governo federal, da prestação de serviços de ativos virtuais (criptomoedas). A proposta irá à sanção presidencial. O plenário seguiu parecer do relator, deputado Expedito Netto (PSD-RO), que acatou a maior parte das mudanças feitas pelo Senado no Projeto de Lei 4401/21, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Segundo o texto, serão consideradas prestadoras de serviços de ativos virtuais as pessoas jurídicas que executam serviços como troca, em nome de terceiros, de moedas virtuais por moeda nacional ou estrangeira; troca entre um ou mais ativos virtuais; transferências deles; custódia ou administração, mesmo que de instrumentos de controle; e participação em serviços financeiros e prestação de serviços relacionados à oferta por um emissor ou venda de ativos virtuais.

Apesar de ser permitida no Brasil, a negociação de criptomoedas não tinha nenhuma legislação específica de regulamentação. O presidente deve indicar o regulador do mercado de criptoativos. A expectativa é que o Banco Central seja o responsável por essa atuação. Os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto foram rejeitados pelos deputados. Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.