Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arcabouço

Câmara aprova urgência para nova regra fiscal, votação será na próxima semana

Nova regra fiscal
Projeto da nova regra fiscal será apreciado no plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana sem passar pelas comissões temáticas. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Os deputados federais aprovaram, na tarde desta quarta (17), o requerimento de urgência para a tramitação do projeto da nova regra fiscal por 367 votos a favor, 102 contra e 1 abstenção. Com isso, o texto será apreciado no plenário da Câmara na semana que vem sem passar pelas comissões temáticas da casa.

A aprovação já era esperada após o presidente Arthur Lira (PP-AL) costurar um acordo com as lideranças partidárias, em uma reunião na noite de segunda (15) com o relator Cláudio Cajado (PP-BA) após fazer mudanças na proposta original recebida do governo.

Cajado disse na terça (16) que o texto da nova regra fiscal “representa o consenso” das negociações que ele manteve nas últimas semanas com os partidos e o governo. “O texto consegue congregar todos os pensamentos”, afirmou.

A votação com 367 votos a favor ultrapassou a expectativa do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, que nesta quarta (17) disse que esperava uma aprovação com larga vantagem para o governo de até 350 deputados.

Entre as mudanças feitas por Cajado no texto original estão a inclusão de gatilhos para ajuste de despesas e sanções ao governo caso as metas de resultado primário não sejam cumpridas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.