Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imagens de satélite

Céu menos nublado pode ter distorcido dados sobre desmatamento na Amazônia, diz ministra

Vista aérea de caminho de duto da Petrobrás entre Manaus e o campo de petróleo de Urucu (Foto: AFP)

O aumento de 88% no desmatamento na Amazônia Legal brasileira registrado em junho, em relação ao mesmo mês no ano passado, é "um número muito significativo para aparecer em um mês", segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A pasta está fazendo uma análise para saber o que o dado significa, levantando inclusive a possibilidade de haver distorções (na comparação) nas imagens de satélite devido a menor quantidade de nuvens no período. Os dados consolidados do mês foram inseridos no sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O aumento expressivo foi divulgado poucos dias após a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia, que tem um capítulo voltado para desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente. A ratificação do tratado depende do aval do Parlamento Europeu, que registrou na última eleição um crescimento dos "Verdes", o quarto maior grupo de parlamentares na nova legislatura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.