A Coca-Cola e a rede americana Starbucks anunciaram nesta terça-feira (8) a suspensão de todos os seus negócios na Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. "Nossos corações estão com as pessoas que estão resistindo a efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia", disse a Coca-Cola em comunicado divulgado nesta tarde. A empresa ressaltou que continuará a monitorar e avaliar a situação à medida que as circunstâncias evoluam.
A Starbucks informou que fechará imediatamente todas as cafeterias na Rússia. "Continuamos acompanhando os trágicos eventos e hoje decidimos suspender todas as atividades comerciais na Rússia, incluindo o envio de todos os produtos da Starbucks", disse o CEO da empresa, Kevin Johnson, em comunicado.
De acordo com Johnson, todos os franqueados da rede na Rússia concordaram em "suspender imediatamente as operações" e se comprometeram a apoiar os quase 2.000 trabalhadores que dependem da Starbucks no país. As decisões da Starbucks e da Coca-Cola foram anunciadas logo após outra grande companhia dos Estados Unidos, o McDonald's, anunciar o fechamento temporário de suas 850 lojas na Rússia.