Alta no índice de consumo nos lares foi provocada por uma menor pressão inflacionária e venda de produtos de Páscoa.| Foto: Rodrigo Cunha/Tribuna
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O consumo nos lares brasileiros teve uma alta de 1,98% nos três primeiros meses deste ano de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta (27) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo a entidade, a maior variação ocorreu em março, com uma alta de 7,29% na comparação com fevereiro e de 4,58% com o mesmo mês do ano passado, já corrigida com a inflação no período. A Abras afirma que o crescimento no consumo ocorreu após um “certo alívio para o bolso dos consumidores com uma menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos”.

Também se somaram à menor pressão inflacionária as vendas de produtos de Páscoa, o reajuste do salário-mínimo e a manutenção do pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, entre outros. A expectativa é de que o consumo nos lares termine o ano de 2023 com uma alta de 2,5%.

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