Clientes de bancos e demais instituições de pagamentos estão autorizados pelo Banco Central a utilizar boletos bancários para depositar dinheiro em suas próprias contas. Na prática, a medida amplia o acesso a produtos financeiros, pois um cliente de banco que more em uma cidade sem agência bancária ou rede 24 horas, por exemplo, poderá utilizar o documento, emitido em seu nome, para fazer os aportes.
Algumas empresas oferecem a opção, mas o BC ainda não havia definido normatização para o instrumento. Agora, a possibilidade vale para todas as instituições, inclusive para os chamados "bancos digitais", caracterizados pela relação com os clientes via aplicativos, e não por redes físicas de atendimento.
De acordo com o BC, o Sistema Financeiro Nacional vem registrando aumento da oferta de produtos por "novos integrantes, tais como instituições de pagamento, Sociedades de Crédito Direto (SCD), Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) e os bancos digitais". Assim, "a mudança feita pelo BC está em linha com a diretriz de assegurar a ampla concorrência, a interoperabilidade e o acesso não discriminatório aos serviços e às infraestruturas necessárias ao funcionamento dos arranjos de pagamento", acrescentou a instituição.