O jogo dimensiona até onde pode chegar uma mensagem de ódio| Foto: Divulgação Yle

A companhia finlandesa Yle está usando o entretenimento e a tecnologia para combater as fake news e o discurso de ódio. Para isso, lançou recentemente um jogo online, o Troll Factory (fábrica troll, na tradução livre). O que o jogo faz é colocar o usuário como um troll, ou seja, uma pessoa que costuma provocar e agredir os outros nas redes sociais. A partir disso, são apresentadas as consequências de seus atos.

O game assume a forma de uma conversa em um smartphone virtual, no qual o “chefe” da fábrica pede ao jogador para escolher como pretende disseminar sua mensagem preconceituosa: com teorias da conspiração, usando notícias reais com declarações falsas, segmentando conteúdo de ódio ou usando robôs pagos para disseminar a mensagem.

Após uma semana, o jogo mostra o alcance que a mensagem teve, com informações contextualizadas sobre os métodos de influência e coloca a atividade da qual o usuário participou em um contexto maior. “Nós coletamos feedback dos usuários nas mídias sociais e no nosso website. Alguns dos comentários eram: ‘isso é horrível, mas obrigado por nos tornar conscientes disso’ ou ‘assustador, porém, luminoso’”, relatou Jarno Koponen, da Yle.

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