Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regulamentação

Governo publica regras para empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil

Auxílio Brasil
Empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil terão juros máximos de 3,5%. (Foto: Divulgação/Governo Federal)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Cidadania publicou uma portaria no Diário Oficial desta terça-feira (27) regulamentando os empréstimos consignados para beneficiários do programa Auxílio Brasil. O texto estabelece o limite máximo de juros de 3,5% ao mês. Nessa modalidade de empréstimo as parcelas são descontadas diretamente da fonte pagadora. Segundo a pasta, esse teto pode ser menor, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do empréstimo.

No dia 4 de agosto o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que permite contratação do crédito consignado, limitando o valor do empréstimo em até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 parcelas mensais. Caso o benefício seja cancelado, o empréstimo continua valendo e precisa ser quitado pelo antigo beneficiário.

Dentre as regras publicadas na portaria está a proibição de que as instituições financeiras habilitadas para operar o serviço de empréstimo consignado façam ações de marketing ativo, oferta comercial, proposta, ou publicidade direcionada aos beneficiários do Auxílio Brasil. Ainda de acordo com o texto, a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo será direta e exclusiva do beneficiário em relação à instituição financeira. Em nenhuma hipótese a União poderá ser responsabilizada, mesmo que subsidiariamente, pelos valores contratados.

Em nota, o Ministério da Cidadania afirma que o objetivo do empréstimo consignado é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia. “Além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania ofertará ações de educação financeira. Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo”, diz a pasta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.