Ouça este conteúdo
A taxa de câmbio entre o euro e o dólar atingiu na terça-feira (12) a paridade pela primeira vez em 20 anos. A última vez em que as duas moedas foram cotadas pelo mesmo valor foi no dia 15 de julho de 2002, ano em que o Euro começou a circular. Nesta terça-feira (13), o Euro ficou abaixo da moeda norte-americana, sendo negociada a US$ 0,998, nível mais baixo desde dezembro de 2002.
Dentre os principais motivos apontados por especialistas está a preocupação de uma recessão na Europa causada por uma crise energética em razão da interrupção do fornecimento de gás da Rússia e a expectativa do mercado de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, eleve as taxas de juros de forma mais acentuada.
A alta inflação, de 8,6% nos Estados Unidos, de acordo com o último indicador, de maio, é a principal preocupação do governo e do banco central (Fed), que mais uma vez aumentou as taxas de juros e planeja continuar a subi-las até conseguir conter o aumento dos preços ao consumidor.
Na Europa, a companhia estatal russa Gazprom anunciou no último mês que reduzirá em cerca de 40% o volume de gás que fornece à Europa através do gasoduto Nord Stream, devido a demora das reparações por parte da Siemens, que se somou às sanções do Ocidente contra Moscou.