A gigante chinesa da construção civil Evergrande realizou o pagamento de US$ 83,5 milhões em juros sobre títulos offshore na última sexta-feira (22) de acordo com informações da mídia estatal chinesa. A data era véspera do vencimento do período de carência de 30 dias contados após o vencimento da dívida, em 23 de setembro.
Altamente endividada, a empresa divulgou informações sobre a retomada de uma série de empreendimentos em ao menos nove cidades. De acordo com informações da Folha de S.Paulo e Financial Times, o comunicado foi feito na rede social WeChat acompanhado de fotos com indicações de data e horário e que mostravam trabalhadores finalizando apartamentos residenciais. Com o anúncio, a Evergrande busca tranquilizar investidores apreensivos em face da situação da companhia que recentemente afirmara ser incapaz de arcar com suas obrigações financeiras.
No total, a companhia tem um passivo de US$ 300 bilhões e a informação sobre possíveis calotes preocupa os mercados pelo risco de a falência da gigante contaminar o ambiente econômico chinês. Na tentativa de acalmar o mercado, o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, declarou que os riscos no mercado imobiliário são controláveis.