Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mal da vaca louca

Exportações de carne para a China devem ser retomadas no fim de março, diz associação

Vaca louca
Ministério da Agricultura diz que resultado de exames para caso do "mal da vaca louca" foi confirmado como atípico e isolado. (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Ouça este conteúdo

As exportações de carne para a China devem ser retomadas no fim de março após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). A venda da proteína ao mercado asiático está suspensa há duas semanas, quando o governo do Pará confirmou um caso do “mal da vaca louca”, que foi confirmado como isolado e atípico – de causas naturais – na semana passada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A previsão pela retomada dos envios foi dada pelo presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, neste domingo (5). De acordo com ele, “a expectativa é que, na presença do presidente Lula, a gente tenha a parte técnica sedimentada e isso faça parte do entendimento político para reverter o cenário até o final do mês”, disse em entrevista à CNN Brasil.

A viagem de Lula à China será no dia 28 e deve durar quatro dias. Além de retomar o comércio de carne, a expectativa dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação é de que sejam discutidos e fechados negócios bilaterais em áreas como mudança climática, eficiência energética, tecnologia e inovação, agricultura, defesa, entre outros.

Segundo o Itamaraty, o comércio entre o Brasil e a China fechou 2022 com redores de US$ 89,7 bilhões em exportações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.