Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria automotiva

Falta de componentes derruba emplacamentos de veículos para menor índice em 16 anos

Emplacamento de veículos
Emplacamentos de veículos têm menor índice desde julho de 2005 (Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) demonstram que a crise global na oferta de insumos para a indústria estendeu seus efeitos para além das montadoras no país. Com fábricas paradas total ou parcialmente por causa da escassez de semicondutores, as fábricas diminuíram entregas às concessionárias e o volume de veículos emplacados teve queda de 7,3% no mês de julho. O registro é o menor desde julho de 2005 de acordo com a Fenabrave.

Segundo a federação, os emplacamentos têm se recuperado no acumulado do ano, mas os estoques de automóveis continuam baixos. Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, "se a produção estivesse normalizada, principalmente, para automóveis, poderíamos ter um crescimento ainda maior do que o previsto para este ano”.

A má notícia para o segmento é que as perspectivas são de que a falta de componentes continue, sem solução de curto prazo no horizonte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.