Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra Comercial

Fase 1 de acordo com China poderia ocorrer, e poderia ocorrer rápido, diz Trump

(Foto: Saul Loeb/AFP)

A chamada "fase 1" de um acordo comercial entre Estados Unidos e China "poderia ocorrer, e poderia ocorrer rápido", afirmou o presidente americano, Donald Trump, durante discurso no Clube Econômico de Nova York. Ele ponderou, no entanto, que só aceitará o pacto bilateral se for bom para seu país e seus trabalhadores.

Em sua fala, Trump voltou a acusar Pequim de manipulação cambial. "A China está desvalorizando sua moeda" para obter vantagens no comércio, criticou. Ainda segundo o republicano, desde a entrada do gigante asiático na Organização Mundial do Comércio, "ninguém manipulou seus números melhor do que eles". Segundo o norte-americano, a China tira vantagens da OMC por sua designação como um país em desenvolvimento.

Ele contou ainda que "há um tempo", autoridades da Casa Branca enviaram uma carta "dura" à China em que afirmavam não ser justo que o gigante asiático seja considerado um país emergente. "O comércio deve ser justo e, para mim, deve ser recíproco", defendeu Trump. "Somos competitivos como nenhuma outra nação", acrescentou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.