Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

“Melhor fazerem previsões em outro lugar”, diz Guedes sobre fim da missão do FMI no Brasil

Paulo Guedes FMI
Paulo Guedes, ministro da Economia (Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia.)

Ouça este conteúdo

O escritório de representação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Brasil, sediado em Brasília, vai encerrar as atividades em 30 de junho de 2022, após um acordo com o governo Bolsonaro.

Segundo o Ministério da Economia, a representação no Brasil estava obsoleta. Em nota divulgada por “O Globo”, o ministério afirma que o FMI mantém escritórios apenas em países com os quais tem um programa ativo. “No caso brasileiro, o último acordo firmado com o FMI ocorreu em 2002 e foi pago antecipadamente em 2005.”

A decisão vinha se formando há meses. O pivô foi a divulgação de uma estimativa, no ano passado, que projetava uma queda de mais de 9% no PIB por causa da Covid. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi de 3,9%. “Melhor fazerem previsões em outro lugar”, disse o ministro Paulo Guedes.

Outro fator que teria pesado, segundo o jornal carioca, foram as declarações do ex-presidente do BC e futuro diretor do Fundo para o Hemisfério Ocidental, Ilan Goldfajn, em que criticou o governo e falou que os investidores já saíram do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.