Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Receita Federal

Free shops podem oferecer delivery de compras feitas nos aeroportos brasileiros

Free shop
Delivery de free shop? Receita Federal libera entrega em domicílio das mercadorias adquiridas por viajantes nas lojas francas. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Um novo normativo da Receita Federal sobre o regime aplicável aos free shops permite que esses estabelecimentos passem a oferecer entrega em domicílio dos produtos adquiridos por viajantes que chegam ao país via portos ou aeroportos. O ato foi publicado nesta semana.

Conforme a Receita Federal, o serviço de delivery deve proporcionar mais praticidade e comodidade, além de economia para quem chega de viagem e consome nas lojas francas. "Com o aumento da concentração dos voos internacionais nos principais aeroportos, por exemplo, ficou mais caro para o viajante que está em conexão para sua cidade comprar mercadorias no free shop e acabar pagando excesso de bagagem", aponta o órgão.

Além dessa novidade, o normativo ainda reúne as regras referentes às lojas francas em documento único e uniformiza o prazo de permanência de mercadorias admitidas para um ano, prorrogável por mais um.

As modificações integram o chamado Projeto Consolidação, processo de renovação, modernização e simplificação da legislação aduaneira do país para sua adequação à terminologia e a procedimentos de tratados internacionais revalidados pelo Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.