Fachada do Ministério da Economia na Esplanada dos Ministérios| Foto: MArcello Casal Jr/Agência Bras
Ouça este conteúdo

O ministério da Economia começou nesta sexta-feira (27) a receber propostas de compra de imóveis da União. As negociações, que acontecem primeiramente no Rio de Janeiro, vão ocorrer por meio do novo modelo da Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), mecanismo que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, apresente oferta em qualquer propriedade da União que esteja em negociação. Até o fim do ano serão realizados novos feirões nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

“A PAI é uma grande oportunidade para o mercado local apontar para o governo os imóveis de seu interesse, nos ajudando a ser muito mais eficientes nos nossos esforços de venda”, afirma Diogo Mac Cord, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados. De acordo com ele, muitos desses imóveis estão em condição de abandono e a venda para a iniciativa privada deve facilitar a realização de investimentos e criação de empregos.

No Rio de Janeiro, imóveis icônicos como o Edifício A Noite, na Praça Mauá; o Edifício Inmetro, no Rio Comprido; o Edifício Engenheiro Renato Feio, no centro, e o galpão do antigo Caserj, na zona portuária, podem receber propostas de aquisição. O procedimento deve ser realizado por meio do site VendasGov, onde ocorrem as concorrências públicas lançadas pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU).

Publicidade