Governo publica decreto que dispensa anuência prévia da Economia em acordos de acionistas firmados por estatais.
Governo publica decreto que dispensa anuência prévia da Economia em acordos de acionistas firmados por estatais.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo federal decidiu dispensar a necessidade de anuência prévia do Ministério da Economia sobre acordos de acionistas firmados por estatais federais. A decisão consta do decreto nº 10.960, publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (11).

Segundo informou a pasta da Economia em nota, a modificação visa "assegurar a autonomia das empresas estatais federais, conforme estabelecido pela Lei nº 13.303/2016, a qual dispôs sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios".

Por outro lado, o decreto estabelece que a União, quando estiver na qualidade de acionista, somente poderá firmar acordos, renunciar a direitos ou, ainda, assumir quaisquer compromissos de natureza societária mediante anuência prévia do Ministério da Economia.