Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Até 2029

Governo diz que redução de IOF sobre operações com câmbio deve começar neste ano

IOF
Alíquota do IOF sobre operações com moeda estrangeira será zerada nos próximos sete anos, segundo o governo federal. (Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Economia declarou nesta sexta-feira (28) que deve iniciar o processo de redução gradual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações com moeda estrangeira ainda em 2022. O objetivo é zerar o tributo até 2029, conforme anunciado dias atrás, em um compromisso assumido pelo Brasil para ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Hoje há quatro faixas de incidência do IOF cambial. O corte deve começar nas operações de ingresso e saída de recursos estrangeiros de curto prazo, ou seja, de até 180 dias, hoje taxadas em 6%. O segundo grupo abrangerá transações com cartões de crédito e débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos internacionais, que têm alíquota vigente de 6,38%.

Na sequência, vêm as operações de aquisição de moeda estrangeira à vista no Brasil e para transferência de recursos de residentes no país para disponibilidade no exterior (1,1%), e, finalmente, as demais operações de câmbio (0,38%).

As mudanças serão feitas por meio de decreto presidencial e atendem aos Códigos de Liberalização de Movimentação de Capitais e de Operações Invisíveis da OCDE, instrumentos obrigatórios no processo de adesão à entidade. A justificativa é não haver discriminação entre os agentes econômicos que desejarem operar no país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.