Dentre os bens negociados estão apartamentos, casas, terrenos e um edifício.
Dentre os bens negociados estão apartamentos, casas, terrenos e um edifício.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU/ME) informou nesta segunda-feira (30) que colocou à venda são 21 imóveis da União localizados em nove estados do país. Ao todo, as propriedades estão avaliadas em R$ 59 milhões. Os interessados na compra devem enviar as ofertas de forma eletrônica por meio do portal imoveis.economia.gov.br

Dentre os bens negociados estão apartamentos, casas, terrenos e um edifício. Segundo o governo, dezessete ativos estão à venda por terem recebido Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), mecanismo que permite que pessoas físicas ou jurídicas apresentem ofertas de compra para adquirir qualquer imóvel da União. Recentemente o governo anunciou o leilão do icônico edifício A Noite, localizado no Rio de Janeiro, e considerado o primeiro arranha-céu da América Latina.

Os editais, as fotos dos imóveis e outros detalhes podem ser obtidos também no portal VendasGov. Como o processo é conduzido de forma virtual, as ofertas podem ser apresentadas até o dia anterior ao leilão. Entretanto, para ocorrer a validação, é necessário anexar o comprovante de pagamento da caução, equivalente a 5% do valor do imóvel, que deverá ser efetivado na Caixa Econômica Federal, conforme edital. A oferta de maior valor vence a concorrência. Caso a proposta apresentada não seja a vencedora, a caução é integralmente devolvida.