Na tarde deste domingo (1º), o senador Jean Paul Prates (PT-RN), escolhido pelo presidente Lula (PT) para presidir a Petrobras, disse que será publicada ainda neste domingo ou na segunda-feira (2) uma medida provisória para prorrogar a desoneração dos combustíveis por mais 60 dias. Segundo Prates, também está em estudo uma possível desoneração maior, entre seis meses a um ano, para o gás de cozinha e o diesel.
Apesar do prazo curto para a vigência da MP, o objetivo da medida é evitar um desgaste logo de início para o governo petista com um aumento robusto nos combustíveis e dar mais tempo aos integrantes da equipe econômica de Lula para avaliarem se haverá nova prorrogação por tempo estendido. A isenção dos tributos implantada pelo presidente Jair Bolsonaro venceu neste sábado (31).
A prorrogação da desoneração de impostos nos combustíveis vinha sendo debatida por membros da equipe econômica petista há dias. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), chegou a pedir à equipe econômica do governo Bolsonaro que não prorrogasse a isenção de impostos nos últimos dias de mandato.